quinta-feira, 18 de abril de 2013

In The Flesh - 1ª temporada


Porque zumbi malvado é muito mainstream...


Zumbis estão na moda e não há pra onde correr, caríssimo leitor que tem recalque de modinhas, ou você aceita e entra na onda ou se recusa e vira o chato da turminha de amigos, ao menos tínhamos apenas essas duas opções disponíveis, agora temos In The Flesh, que cumpre a cota dos hipsters que querem fazer parte da modinha (não faz o menor sentido, mas tudo bem).

Direto da terra da Rainha, In The Flesh é a produção da BBC Three que conta a história de uma pequena cidade que tem sua rotina alterada depois que os seus mortos começam a levantar-se das tumbas e devorar os habitantes, enfim, os zumbis clássicos que todo mundo conhece, o único porem é que eles não foram infectados por vírus nenhum, a mordida deles não te transforma num zumbi e, saca só, tem uma cura para a condição deles. E após remediada a situação, os zumbis capturados pelo Governo são levados a um centro de reabilitação, recebendo a vacina que inibe seus instintos assassinos e participando de reuniões de auto-ajuda para aprender a superar a culpa causada pelas atitudes tomadas durante seu estado não tratado, uma vez que eles se lembram de quando faziam cosplay de "Thriller" pelas ruas da cidade.   

A série acompanha Kieren Walker (Luke Newberry), um portador da Sindrome de Falecimento Parcial (PDS em inglês) que retorna pra casa após sua reabilitação, sendo que sua família ainda sofre com seu suicídio e a cidade foi um dos principais pontos militares para eliminar os zumbis na época da Ascenção, ou seja, Kieren chega numa cidade que aprendeu a odiar pessoas que nem ele. Como é o caso de Jem (Harriet Cains), irmã de Kieren e que era a badass mothafocka da Força Humana Voluntária responsável por conter os zumbis na cidade. Jem e Kieren tinham uma forte ligação, que foi quebrada quando o irmão se matou, despedaçada também foi a relação de carinho e amor entre os pais de Kieren, Steve (Steve Cooper) e Sue (Marie Critchley).

Ainda na mesma cidade, tivemos o retorno de Rick (David Walmsley), militar até antes desaparecido no Afeganistão, mas que retorna a cidade como portador da PDS, para desgosto do pai, Bill Macy (Steve Evets), principal lider da Força Humana Voluntária que inicia uma caçada movida ao preconceito e ao ódio a todos os portadores de PDS da cidade ao passo que luta para aceitar a condição do filho.

In The Flesh foge completamente dos padrões apresentados até antes pelo gênero, sendo uma série dramática, focando na mudança brusca dos habitantes da cidade com a chegada de Kieren e Rick, faz lembrar muito X-Men na questão de lidar com o preconceito. In The Flesh usa a premissa inusitada para caminhar entre gêneros, ainda que dramatica, temos elementos cômicos  além do clássico suspense, já que poderá haver uma segunda Ascenção, sem ocntar de toda uma seita misteriosa que acredita que os portadores de PDS são enviados de Deus, ou o próximo passo na evolução da espécie humana.

A série, em seus três episódios que compõem a primeira temporada, consegue manter o nivel, mantem tudo interessante e desenvolvem seus plots com naturalidade e competência, sendo que a história de Rick, seu pai e as pessoas à sua volta trazem uma carga dramatica incrível para a série e um desfecho surpreendente.

Minha unica ressalva com In The Flesh é que essa temporada deixou plots lançados ao acaso, sem um desfecho ou desenvolvimento, ficou dificil entender o porquê de Kierenter se matado, ou qual é a do pastor zumbi. Alguns pontos da série ficaram apenas na sugestão, na promessa de que serão desenvolvidos posteriormente, numa vindoura segunda temporada, entretanto tudo ficou tão vago que muita gente não se importará em saber qual é a do pastor zumbi, um cliffhanger em algum desses plots teria sido eficaz.

Acima de tudo, a série cativa, diverte e emociona muito, muito mesmo, raras são as vezes em que alguma produção me fez chorar, In The Flesh conseguiu  além de marejar os olhos deste que vos fala, trazer uma reflexão bastante pertinente, já que a PDS é encarada como uma segunda chance, lançando a pergunta: o que você faria se tivesse uma segunda chance? Kieren se matou e agora tem uma segunda chance mesmo que tenha abrido mão da sua primeira, n The Flesh não trás apenas um olhar pouco ortodoxo para o genero dos zumbbis, mas também para toda a disccusssão sobre o quanto somos humanos, e o quanto nós podemos nos arrepender e o quão dificil é conseguir uma segunda chance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário