sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Death Valley – 1x01: “Pilot”



20 minutos tão podres quanto um zumbi.


Fazer filmes de zumbi com toques cômicos não é novidade, vide Zumbilândia e o (pouco?) conhecido Todo Mundo Quase Morto e, convenhamos, zumbis estão em alta no entretenimento, assim como os lobisomens e vampiros (purpurinados ou não). Por isso a MTV misturar todos esses seres fantásticos, acrescentar comédia e fazer disso um mockumentary era certeza que veríamos algo bom, o que não aconteceu.

Para começar, a MTV não tem culhões para arcar com uma série como Death Valley, isso se mostra pela censura dos palavrões. Sério, me digam: palavrões são coisas que podem ser facilmente cortados do roteiro de uma série simplesmente substituindo “fuck” por “shit” ou equivalente, para evitar a censura, mas pra quê raios deixar os palavrões se coloca “piiiiiii” neles?! Sim, tem todo o caso de que os “piiii” ajudam a criar mais a atmosfera de mockumentary, mas aí jogam isso no lixo por mostrar planos de câmera que não fazem o menor sentido se fosse um mockumentary, como a cena da loja de rosquinhas, em que colocam a câmera dentro da sala escura para mostrar o policial de frente para ela, se fosse um documentário de verdade, o cinegrafista já teria morrido por estar dentro da sala escura (que tinham zumbis), não seria mais coerente adotar um plano de câmera por cima do ombro do policial?

As piadas foram forçadas, a que fazia referencia a Glee, que muitos julgaram ser genial, foi nada mais que uma tentativa desesperada de fazer Death Valley um seriado cool. A outra situação, em que a policial virgem mata um zumbi com golpes de karatê chamando seus superiores que estão conversando sobre ela numa sala fechada, e que toda vez que eles a olhavam através do vidro, tudo aparentava estar normal foi ridícula! Típico clichê de comédia policial que só piora a situação de Death Valley, que paga de genial enquanto não consegue desenvolver suas piadas com naturalidade.

Por outro lado, os atores estão confortáveis em seus personagens, ainda que o roteiro não consiga explorar cada um deles de forma satisfarória. A maquiagem dos monstros também funcionou muito bem, considerando a trasheira que é uma série da MTV, embora a caracterização dos vampiros tenha deixado a desejar, já que as dentaduras parecem aquelas que você compra na padaria da esquina. Enfim, Death Valley foi riscada da minha watchlist sem dó, depois de um péssimo primeiro episódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário