quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Smash – 1x01: “Pilot (Pre-Air)”



Glee who?!


Quando surgiu um projeto da NBC sobre uma série musical com produção de Steven Spielberg e que prometia ser superior a Glee ao trazer a seriedade e o clima mais pé no chão que a série tanto precisava, eu logo me empolguei. Gosto de musicais e o nome de Spielberg impõe respeito mesmo que as suas ultimas experiências televisivas não tenham sido verdadeiras obras-primas (*cof*Terra Nova*cof*Falling Skies*cof*).

Mas vamos à Smash: que deveria estrear no Super Bowl (não lembro a data, sorry) mas já teve o piloto liberado no iTunes como aquecimento. Smash conta a história de Julia (Debra Messing) e Tom (Christian Borle), dois BFFs e escritores da Broadway que tem a idéia de escreverem um musical sobre a vida de Marilyn Monroe. Logo essa idéia mirradinha que nem tem uma pagina escrita é espalhada sem querer na internet e logo surge Eileen (Angelica Houston), uma respeitada produtora que chama o egocêntrico Derek Wills (Jack Davenport) para ser o diretor do já aguardado espetáculo.

Mas aí vocês me perguntam: Quem diabos irá interpretar Marilyn Monroe?!

Depois de exaustivas audições com recorde de inscritos (/via Ídolos), ficam Karen Cartwright (Katherine McPhee) e Ivy Lynn (Megan Hilty) como as restantes. E então? Qual escolher? Karen não tem nenhuma experiência, mas tem talento e força de vontade, mas Ivy tem experiência e a chance de ser reconhecida finalmente após anos de papéis pequenos. Esse dilema promete render bastante, e já começou bem! Os criadores tem seus favoritos e essa briga será ótima de ver. Acredito que esse seja o melhor de Smash, mostrar os personagens em dilemas e situações em que qualquer decisão pode estragar tudo. Seja Julia se afastar da família para criar o musical ou Eileen prestes a perder todo o dinheiro para o ex-marido.

Como disse antes, Smash tem uma atmosfera mais pé no chão o que faz tudo ficar mais palpável, você vê o incrível numero musical com Ivy e os dançarinos e percebe que aquilo foi ensaiado e preparado, não como acontece em Glee em que desconhecidos fazem uma coreografia super sincronizada no improviso. A verdade é que chega a ser errado compará-la a Glee, pois com exceção do gênero, tudo é diferente, o dialogo entre Ivy e Julia resume o que é a série, Ivy diz: “Não tenho certeza de quanta grandeza você quer.” E Julia responde: “Precisa de certa grandeza, mas não precisa tanta. Pode balancear.” É como se avisassem para o publico: “Vocês estão acompanhando algo épico e grandioso, porem sem dar um passo maior que a perna”

Resumindo: Smash provou em seu primeiro episódio que menos é mais. Agora, me diz: quem precisa de Glee e seus roteiros despirocados quando se tem uma coisa boa dessas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário