terça-feira, 19 de junho de 2012

Game of Thrones – 2ª temporada



O lado bom e o lado ruim de ser um fã xiita.


Eu já cansei de falar que eu li os livros da série, e repito (até porque o tamanho monstruoso dos livros vale esse exibicionismo todo) quantas vezes quiser. E com segurança, digo que essa segunda temporada de Game of Thrones foi bastante boa (só boa)... pra quem leu os livros.

Pra quem leu os livros, foi incrível ver alguns personagens sendo mais explorados, como Theon Greyjoy e Joffrey Baratheon, destaque para a perturbadora cena com as prostitutas, outro ponto positivo, visto que elas, ao invés do livro, ganharam uma personalidade ótima e talvez uma importância no futuro. Agora quem tem só vê a série também curtiu Joffrey Baratheon, mas em compensação achou Theon um paspalho completo no melhor estilo vilão atrapalhado de filme comédia pastelão (sério, gente, paulada na cabeça não funciona nem como piada maliciosa) e achou todo o whore plot a coisa mais aleatória EVER!

Quem só vê a série curtiu bastante a Batalha da Água Negra, com todo aquele fogovivo que salta aos olhos em todos os 30 segundos que aparece. Mas quem leu os livros também adorou a Batalha da Agua Negra, mas sentiu falta da corrente gigante, achou a aparição do fogovivo linda/maravilhosa, mas rápida demais, considerando o fato de que no livro o fogovivo se espalha de navio a navio até causar um caos completo de ambos os lados da batalha. Isso sem falar que quem leu os livros sabe que o Davos (BEEM mais carismático na série) tem uma participação maior além de só ser lançado na água pela explosão de fogovivo.

Game of Thrones falhou bastante esse ano no seu desafio que colocar 31654515464 plots do livro numa série de 10 episódios de uma hora cada, perdeu tempo com cenas aleatórias, deixou pra trás plots importantes do livro que ficariam legais na TV como os sonhos de lobo de Bran. Não evoluiu absolutamente em nada na história de Jon (embora nem no segundo livro isso aconteça), e Daenerys e sua caravana da alegria (-NOT!) só valeu mesmo pelo desfecho, por que o desenvolvimento da trama foi zero. Poxa, entendo que os roteiristas querem adaptar um livro por temporada, mas por que diabos adiantaram a trama Robb-Jeyne (inxeplicavelmente chamada de Talissa) que só aconteceria no terceiro livro e que, convenhamos, nem é tão importante assim dar destaque a isso (não por enquanto), e deixaram Jon Snow e Daenerys com suas tramas furrecas durante uma temporada inteira quando tinha material ótimo no livro que poderia ser muito adiantado?! Aí vocês podem me dizer: “eles só estão preparando terreno para esses dois personagens, logo logo o negócio pega fogo”. It’s bullshit! Num livro você até prepara terreno com tanta calma assim, estamos falando de uma SÉRIE DE TV, prepara-se terreno em um ou dois episódios, se passar disso vira enrolação!

Foi legal ver todas as cenas fantásticas do livro tomando forma na TV, mas isso é pra quem leu o livro, quem não leu o livro tá odiando com todas as forças Cat Stark porque a série não se deu ao trabalho de explorar bem a personagem, coisa que o livro faz, do mesmo jeito que o livro me fez gostar do Robb Stark enquanto que eu olhava pra ele na série e falava “não confio em você guri, tu vai fazer merda!” Ok, no livro ele faz merda mesmo, mas foi uma merda bastante coerente, nem na série isso consegue.

Acredito que os maiores afortunados desta temporada problemática tenham sido as meninas Stark, Sansa esteve sensacional como cativa do medo e ainda encontrando forças para lutar, eu sempre gostei da Sansa, vejo na delicadeza dela uma força muito maior que a de outros personagens. Arya, então, mostrou-se madura sendo criada em Harrenhall e lutando para que sua identidade não seja revelada, ponto para o roteiro que conseguiu fazer a história meia boca dela no livro dois ficar legal na série.

Vale também ressaltar o mandato de Mão do Rei de Tiryon, que foi o plot mais bem explorado de toda essa temporada, e que conseguiu fazer com que tudo ficasse muito mais desequilibrado ainda, adorei todo esse destaque a Tiryon, queria que a série focasse a temporada inteira só nele, e foi o que aconteceu, talvez por isso todos os outros personagens ficaram devendo em desenvolvimento, que tinham um grande potencial para agradar e voltar a ser série fantástica com 99% dos personagens sendo sensacionais, como foi no ano passado.

Mais uma vez repito: sou fã dos livros, vê-los tomar forma na TV foi sensacional e só por isso gostei bastante dessa temporada. Só por isso, se não tivesse lido os livros, teria ateado fogovivo em alguém, ia levar 30 segundos mesmo.

2 comentários:

  1. Legal que...
    Você LEU os livros e chama o Tyrion de TIRYON.
    I LIked

    ResponderExcluir