quarta-feira, 27 de junho de 2012

The Walking Dead – 2ª temporada


Arraste-se com um zumbi e assim teremos uma temporada bastante proveitosa de The Walking Dead.


Quem aqui já assistiu Zumbilândia? Ou Todo Mundo Quase Morto? Talvez até a série Resident Evil ou Exterminio? E aquela chatice de Death Valley, quem viu? Enfim, todos filmes e séries de temática zumbi, todas, de certa forma, boas produções (há controvérsias) e que valem a pena assistir pelas boas sacadas do roteiro, pela tensão e pelas cenas de ação. Esses filmes são ágeis, tem uma dinâmica boa e conseguem segurar a tensão através da urgência da situação em que seus personagens se encontram. Agora, vejamos The Walking Dead: com uma temporada de 13 episódios bastante devagar, quase parando, mas ainda assim, sensacional.

Alguém se lembra da frustração que foi a temporada de estreia da série?  Em que tínhamos expectativas aos montes de ver a obra do genial Robert Kirkman tomar forma na TV e no fim a temporada caminhou para lugar nenhum. Por sorte, a segunda temporada de TWD começou devagar também, ela se manteve devagar, mas conseguiu desenvolver sua trama de modo proveitoso, tendo como estopim o desaparecimento de Sophia (Madison Lintz) após a caravana (não vou apelidar de caravana da alegria por que esse apelido eu já usei em Game of Thrones) de Rick ter parado numa rodovia infestada de zumbis. Lembro-me de ter comentado que a série prolonga demais seus arcos, isso é verdade, mas se Sophia não tivesse desaparecido na rodovia, Carl não teria saído pra tentar procurá-la, não levaria um tiro e Rick não encontraria a fazenda do Hershel (Scott Wilson), que foi o ambiente central de toda essa temporada.

Logo, nota-se, que todos esses fatos interligados provam como o roteiro é bem trabalhado, mostrando como o ambiente tenso e incerto em que os personagens se encontram depende apenas e unicamente das decisões que eles tomam ao longo do caminho. Cada personagem carrega o fardo de saber que podia ter sido melhor, Andrea sente que foi estupidez querer se matar, Shane se culpa pelo “sacrifício” de Otis, some esse sentimento de culpa com uns gatos pingados apontando pra você e dizendo “you fail!” e temos o ambiente próprio para uma bomba relógio. Bomba que estourou na Season Finale, encaro a invasão de zumbis na fazenda do Hershel apenas uma metáfora para indicar que tudo volta a estaca zero, mais uma vez o grupo de Rick encontra-se sem esperanças, cada vez mais dividido e assustado.

Por falar em grupo dividido, foi curioso ver T-Dog, Andrea, Dale e Shane confabulando por aí sobre suas funções no grupo, parecia que o Big Brother baixou na série, só faltou um confessionário e um Pedro Bial falando “Salve, salve habitantes da nave mãe apocalíptica!”. Piadas a parte, foi uma abordagem bastante interessante e oportuna, visto que quando se tem pessoas de personalidades tão diferentes é comum que isso aconteça.

Vale citar a atuação de Andrew Lincoln, John Bernthal, acredito que tenham sido eles os que mais se destacaram. Andrew ao conseguir traduzir perfeitamente todo o peso de ser um líder. John trouxe a Shane uma raiva de certo ponto compreensível, ao mesmo tempo em que é irracional, quase como que enquanto Rick vê o copo meio cheio, Shane o vê meio vazio. A verdade é que todos os atores estiveram ótimos esse ano, Norman Reedus virou um badass motherfucker sensacional com Daryl, Laurie Holden, Lauren Cohan, Sarah Wayne Callis, Melissa McBride e Emily Kinney fizeram o núcleo feminino da série ficar interessantíssimo (Desperate Housewifes – Zombie Edition). Por falar em Lauren Cohan e Emily Kinney, elas foram umas das melhores aquisições do elenco esse ano, quem teve sorte foi Glenn, que descolou uma Lauren Cohan só pra ele.

Como se não bastasse essa segunda temporada ótima, tudo indica que a terceira será melhor ainda, com a introdução do presídio e de Michonne, uma das personagens mais adoradas pelos fãs do material original, que por sinal anseio ler, mas falta-me a coragem pra isso. Quem sabe até a terceira temporada eu já tenha minhas HQs de The Walking Dead em mãos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário