segunda-feira, 4 de março de 2013

The Walking Dead - 3x10: "Home" e 3x11: "I Ain't a Judas"




Bom. Entretanto, porém, contudo...


... Eu definitivamente mudaria muitas coisas nesses dois ultimos episódios de The Walking Dead, que fique claro que eles foram ótimos, e irei dizer o porque deles terem sido ótimos, mas também irei dizer o porque de mudar algumas coisas aqui e acolá.

Verdade seja dita: TWD usa e abusa do modo arrastado com que a AMC conduz a maioria de suas séries, a passos lentos, sem se preocupar com apressar a história, e "Home" confirma isso, é interessante ver que eles usaram essa identidade arrastada da série para construir tensão: "Afinal, o Governa vai ou num vai atacar a prisão?! E quando isso vai acontecer?! No ritmo que está esse episódio só quando a Bravinha virar Bravona!" aposto que você se pegou com esse pensamento durante os trinta primeiros minutos de episódio que se resumiam em Carol e Axel flertando (shippando Caxel loucamente), Daryl e Merle brigando pra ver quem era o irmão preferido do papai malvado e Governa sendo morno demais para um cara que é aclamado nas HQs como o vilão mais megaevil de todos os tempos!

Mas nos ultimos dez minutos de episódio, quando você achava que o que de mais legal iria acontecer nesses quarenta minutos era o Daryl fechando um porta-malas na cabeça de um zumbi, o Govs me aparece megaevil pra c*ralho, matando o Axel e dando passagem pros zumbis invadirem a prisão após ter detonado a cerca do complexo. The Walking Dead acertou em cheio na construção da tensão, embora ache um tanto quanto irreal um dos capangas do Govs conseguir subir numa das torres de vigilância da prisão sem ninguém perceber, considerando o fato de que todos estavam em sinal de alerta por saber que o Governa poderia aparecer.

O bacana de "Home" é que não prolongaram demais a cena final, incluindo seu desfecho: foi ótimo ver Daryl e Merle salvando o dia, mas acredito que dão importância demais a Daryl e deixam muitos outros personagens mal aproveitados, sim, eu ainda estou esperando uma Beth sanguenozóizo matando zumbis, mas duvido que isso vá acontecer, fandom Dixon é muito forte.

Aí teve o "I Ain't a Judas", no melhor estilo "depois da tempestade, vem a calmaria", com Rick e seus amigos catando os caquinhos do que sobrou do grupo e da prisão, tudo muda de figura quando Andrea aparece em missão diplomática não-oficial, e é recebida com tudo, menos hospitalidade, não deixaram nem ela olhar pro Carl, apertar as bochechinhas do guri e dizer "Ô minino fofo, você cresceu!", no fim Rick & Seus Amigos contam que o Governa é do mal pra Andrea, e pedem pra moça dar cabo da vida do cara. Mas quem disse que ela consegue fazer isso?! Andrea tá in love pelo Governa, deve passar noites a fio escrevendo na capa do caderno "Andrea & Governa, love 4ever! S2", é um plot interessante para Andrea, mas é preciso ser trabalhado com cuidado. uma vez que ela será (e está sendo) odiada pelo publico se seu envolvimento com o Governa se limitar apenas às loucuras de uma garota apaixonada.

Mas não foi só do shipper Andrenador que o episódio sobreviveu, ainda tivemos a Trupe de Tyreese desembarcando em Woodbury e virando BFF do Governa em 30 segundos, se aliando ao cara e desconsiderando todos os ensinamentos passados pelas novelas mexicanas: nunca confie num cara de tapa-olho.

Piadas (ruins) à parte, o plot da Trupe de Tyreese é o centro de todas as minhas ressalvas que eu tenho com a série, por se mostrar completamente diferente da apresentada na HQ, eu sei que é uma adaptação e tudo o mais, mas essa mudança brusca só dá indicios de um possivel futuro problema para a série: não expandir seu elenco. Em 3 anos de série o grupo de Rick mais diminuiu do que cresceu, ok sim, eles estão num mundo em que todo mundo pode morrer a qualquer momento, mas a Trupe de Tyreese e a estadia mais duradoura de Axel seriam adições proveitosas ao grupo, mudariam a dinâmica da prisão e trariam novos plots, gostaria muito de ver como seria a relação de companheirismo de Rick e Tyreese, como é na HQ.

A impressão que se tem é que qualquer pessoa a mais em The Walking Dead é fadada ao papel de figurante de luxo e logo terá uma morte, visto que Axel já foi riscado da série, logo ele que estava caindo no gosto do publico, não adianta introduzir personagens novos só pra matá-los, isso é muito Shonda Rhimes (calma, eu explico).

Me corrijam se eu estiver errado, mas na quinta temporada de Grey's Anatomy,  o Seattle Grace Hospital teve uma fusão com outro hospital, o Mercy West. Entraram vários personagens novos, fizeram a gente gostar de uns, detestar outros, e depois na season finale da temporada em questão, me aparece um cara dando tiro no hospital, matando grande parte dos personagens novos, no fim Grey's foi eficiente no intuito de chocar o publico sem ter a necessidade de matar um personagem original e causar a fúria cruel do publico.

Acredito que The Walking Dead tenta fazer a mesma coisa, o problema é que Grey's não tem mais o mesmo folego para plots com o elenco original por culpa dessa falta de expansão, meu medo é que TWD sofra desse mesmo mal, não expandir seu elenco e perder o folego depois de um tempo.

Lógico que isso é apenas especulação minha, tem um certo fundamento mas é um território delicado esse em que a série está entrando, acredito que puxar um pouco mais da HQ não seria problema, pelo pouco que vimos de Tyreese, ele está muito mal aproveitado e o material original pode solucionar esse problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário