terça-feira, 23 de outubro de 2012

The Newsroom – 1ª temporada




Clap clap clap clap.


Faz um tempinho que The Newsroom encerrou sua temporada de estréia, mas as circunstâncias me obrigaram a terminar só agora, sim, a demora até me fez perder um pouco a animação para com a série, mas não tirou de jeito nenhum a minha impressão de que estava vendo algo muito bom.

O bacana de The Newsroom é que ela realmente conseguiu manter um nível, ao longo de seus dez episódios ela manteve histórias e situações bastante interessantes, não é qualquer série que consegue fazer isso, mas Aaron Sorkin tem mão para diálogos ágeis que fazem tudo ficar bom, e tem em mãos um elenco competente, sem eles, The Newsroom não conseguiria ter metade da graça que ela tem.

Jeff Daniels está fabuloso em todos os episódios e a química com os outros atores flui naturalmente, geralmente, alguns atores só conseguem ter uma boa interação com um ou dois atores, o que não é o caso de The Newsroom, Jeff Daniels interage com Sam Waterston, que interage com Olivia Munn, que interage com Dev Patel, por exemplo, abrindo assim ótimas oportunidades para desenvolver a história. Sam Waterston, a meu ver, é o melhor ator de The Newsroom, simplesmente divertido vê-lo na pele de Charles Skinner, é bacana ver como o coroa tem suas peculiaridades e se relaciona com seus funcionários também com suas peculiaridades, destaque para a discussão entre Charlie e Sloan no 6º episódio (sobre o acidente nuclear de Fukushima), que pra mim, está entre as melhores discussões que já vi em uma série, é muito bom ver como está tudo tão crível, dá realmente pra perceber que isso pode/e já deve ter acontecido em uma redação de telejornal de verdade, até porque jornalista é um povinho birrento, teimoso, e que adora dar uma cutucada no outro a qualquer momento, mesmo que isso significa parar de cobrir a morte do Osama Bin Laden pra brigar com o amiguinho que deu o fora na melhor amiga da colega de trabalho.

O bacana é o clima comédia romântica mesclada com uma trama política e que toca fundo na ferida ao lidar com assuntos polêmicos, do tipo debater sobre os podres dos Republicanos em pleno ano eleitoral nos Estados Unidos, você acaba soltando às vezes um “eles podem dizer isso na TV?!” tamanha a ousadia, considerando o fato de que aqui no Brasil é uma frescura filha da mãe tratando-se de eleições e outros assuntos polêmicos. The Newsroom acaba sendo mais do que oportuno para nós, brasileiros, em que estamos realmente vendo o poder das novas plataformas (a internet) e debater sobre aquela famosa pergunta: jornalista TEM MESMO que ser imparcial?! Ou ele deve ser o responsável por iniciar o debate? Ou ser o mediador? Fazer a ponte entre o cidadão comum e o assunto abordado?

E é por isso que recomendo fortemente The Newsroom: boas séries são aquelas das quais a gente se lembra, discute e reflete sobre a mensagem que ela quer passar e, convenhamos, quão difícil está ver uma série assim nesses últimos anos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário