quinta-feira, 27 de junho de 2013

Under the Dome – 1x01: “Pilot”




Para ser chamada de salada só faltou usar a redoma como tigela...

Midseason é tempo de coisas fracas (e True Blood), época em que poucas produções estreiam na terra do tio Sam e muito menos na TV aberta (salvo algumas séries cuti cuti da ABC Family). Mas se teve alguma série da midseason que causou excitação a cada promo divulgada não foi nem True Blood, e sim Under The Dome.

A nova série da CBS baseada no livro homônimo de Stephen King conta a história dos fofíssimos cidadãos da sempre cativante e hospitaleira Chester’s Mill, que vivem felizes e saltitantes essa vida do interior (puxe o “r” o quanto quiser). Uma população composta pela gata da Angie (Britt Robertson), que fica se enroscando com Junior Rennie (Alexander Koch), que tem uma obsessão nível Criminal Minds por balisongs. Juninho é filho de Big Jim (Dean Norris), vereador da cidadezinha e dono do principal comércio de carros da cidade (no melhor estilo político camarada amado por todos).

Quem também é bastante conhecida em Chester’s Mill é Julia Shumway (Rachelle Lefevre), a intrépida repórter esposa do médico da cidade que desaparece misteriosamente, quem parece saber onde está o marido de Julia é Dale (Mike Vogel), que tem um passado bastante obscuro, deve ser porque o apelido dele é Barbie, ou seja...

Tudo vira uma confusão só quando um campo de força misterioso envolve a cidade, deixando essas personalidades que eu falei acima e mais uma cambada de gente presa. Logo Big Jim começa a ter delírios de poder por ser a única figura política que restou dentro da cidade, Jimzão bate de frente com o xerife Perkins (Jeff Hafey), que começa a ter palpitações no coração após a cidade ser envolta nessa redoma impenetrável e invisível. Ele não é o único a ter problemas de saúde por causa da redoma, Norrie (Mackenzie Lintz) tem uma convulsão misteriosa após a aparição do campo de força com direito a frases proféticas do tipo “as estrelas vão cair”. Quem também se debate no chão falando de estrelas caindo é Joe (Colin Ford), irmão de Angie, que é aprisionada num abrigo anti-bombas pelo Juninho, que acredita essa ser a oportunidade deles viverem felizes para sempre.

Séries de suspense já têm formula definida desde antes de Lost (apesar de ela ser um marco do gênero), com Under The Dome não é tão diferente, temos o mistério de o que diabo de coisa é a redoma? E qual é a dessa história de “as estrelas vão cair”? E por que só os jovens são afetados por essas visões? Se é que podemos chamar de visões... Mistérios nós teremos, com a promessa de serem desvendados pela dupla de radialistas locais Phil (Nicholas Strong) e Dodee (Jolene Purdy), apesar de ver a falta de destaque e desenvolvimento deles um dos principais problemas do piloto, uma vez que são personagens cativantes e que deveriam ter tido a interação entre eles bem mais explorada, garantindo uma melhor identificação com o publico caso eles venham a ter (e eu acredito que terão) uma importância maior no desenrola da trama.

O que difere Under The Dome de todas as outras séries é a mistura de gêneros e temáticas, algo que acredito ter marcado presença na obra de King, não li Sob a Redoma, mas os outros livros que li do autor conseguem caminhar entre temáticas com elegância e naturalidade. Logo no primeiro episódio já dá pra notar que cada personagem tem um passado sombrio. A aparição da redoma irá fazer toda essa vida fofa de Chester’s Mill desmoronar aos poucos, logo no piloto nota-se isso com a surtada de Juninho e o confronto entre Big Jim e Perkins, a situação em que se encontra os moradores da cidade dá margem para explorar o drama de Angie e Joe serem dois irmãos sozinhos num mundo tão familiar que se torna assustador, além da busca de Julia pelo marido e a redenção de Dale que, ao que tudo indica, irá se envolver cada vez mais com os moradores da cidade. Podemos talvez presenciar a homofobia ser abordada sob um novo espectro, uma vez que Norrie é filha de um casal de lésbicas.

A atuação de todos os atores ainda não dá vazão para comentar os destaques, tanto positivos quanto negativos, apesar de achar que a atuação de Alexander Koch como Juninho ainda não chegou lá, mas ainda é cedo para definir onde fica o “chegar lá”. Por outro lado, a ambientação não deixa a desejar, a CBS gastou uns belos e bem aplicados milhões na produção do piloto e é uma aposta arriscada que já surtiu um recompensador efeito: 13,2 milhões de espectadores só no piloto.

Lógico que não dá pra se jogar nos braços dessa salada de gêneros que é Under The Dome e declarar amor eterno e incondicional a série, séries de suspense pode te surpreender com a mesma facilidade com que decepcionam. Resta saber de que lado da redoma ela vai ficar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário