segunda-feira, 14 de setembro de 2009

"The Vampire Diaries" - 1x01: 'Pilot'


Pegando carona na moda de vampiros (e não estou falando dos que viram purpurina, e sim de True Blood), a CW adaptou os livros de L. Jane Smith: The Vampire Diaries.

The Vampire Diaries conta a história de Elena (Nina Dobrev), uma jovem que perde os pais em um acidente de carro e, quando tenta voltar a sua vida normal, conhece Stefan (Paul Wesley), um misterioso jovem que na verdade é um vampiro com centenas de anos de idade. Logo, Elena se vê numa disputa entre Stefan e seu radical irmão, Damon (Ian Somerhalder).

O episódio piloto começa com um casal em uma estrada escura e isolada, uma cena previsível, já que é fácil saber o que vai acontecer com esse casal, entretanto, ela é impactante e apresenta com competência o ritmo de suspense que a série terá daqui pra frente. Depois vemos Elena se preparando para o primeiro dia de volta às aulas.

Somos apresentados aos outros personagens, o irmão de Elena, Jeremy (Steven R. McQueen), as amigas de Elena, Bonnie (Katerina Graham) e Caroline (Candice Accola) e o ex-namorado de Elena, Matt (Zach Roerig). Depois de muito mistério, um mistério sem sentido, pois já vimos seu rosto, Stefan dá as caras e ainda aparece sem camisa, embora seja uma exibição gratuita, ajuda a estabelecer o clima de sedução que o tema vampiro proporciona.

Além de abdomens, ainda tem festas com adolescentes bebendo e outras coisas que a censura da série não permitiu dizer ou mostrar, mas são as formulas essenciais para um terror adolescente. E é fácil prever que haverá um ataque de vampiro na festa, a parte interessante é que esse clichê vai ser tema para um bom drama pessoal e uma trama paralela bem amarrada.

O trunfo do episódio (e provavelmente, de muitos outros que virão) é a narração em off de Elena e Stefan. Foi muito inteligente usar o fato de que vampiros não entram em casas sem serem convidados, estabelece certa dinâmica com relação ao fato de Stefan ser um vampiro e querer estar com Elena.

Paul Wesley não é expressivo, não trazendo nenhum indicio de que transmite emoção, obviamente, é difícil afirmar isso, pois é apenas o piloto, mas a coisa pode mudar de figura, ou não.

Bonnie dizendo "É apenas o começo" é muito clichê, mas ajuda a estabelecer o clima de tensão dos próximos episódios. Resumindo, o episódio piloto preparou o terreno para a série se desenvolver com naturalidade, e isso já é bom.

O que você achou do post ou do episódio? Deixe o seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário