quarta-feira, 14 de julho de 2010

“Glee” – 1ª temporada comentada

Antes de começar, devo dizer que analisar a 1ª temporada de Glee é algo complicado, a verdade é que a série oscilou entre o completamente ruim para o empolgante ao longo de 22 episódios.

Para começar, devo dizer que minhas previsões sobre o futuro da série estavam certas, Glee estourou nas paradas com milhares de CDs vendidos e até uma apresentação para o Presidente Obama. Na tentativa de conseguir público, Glee mandou bem, agora a tentativa de escrever roteiros coerentes...

A temporada foi uma sucessão de coadjuvantes mal explorados que só servem para cantar a nota mais alta, histórias sem nexo e completamente exageradas. Os episódios 6 (“Vitamin D”), 15 (“The Power of Madonna”) e 20 (“Theatrically”) foram desastrosos. Em “Vitamin D”, Terri (Jessalyn Gilsig) se tornar uma enfermeira da noite para o dia é mais forçado que Legendários. No caso de “The Power of Madonna”, do nada uma escola que vive cortando despesas consegue orçamento para uma superprodução que foi o clipe de Sue Sylvester (Jane Lynch) cantando “Vogue”. Já “Theatrically” quer que acreditemos que um diretor em sã consciência proíba uma aluna de se vestir como gótica, mas não vê problema em ver outras alunas se vestirem que nem a Lady GaGa.

Tudo bem que há toda a questão de que Glee não é uma série para se levar a sério, mas isso não significa que precisa ser incoerente e absurdo. Supernatural e True Blood são séries que nunca se levaram a sério, mas sempre foram coerentes em seus episódios.

Como disse antes, ela oscilou entre o ruim e o bom, com relação aos acertos, posso citá-los com apenas um nome: Sue Sylvester. A antagonista com a língua mais afiada da TV, a atuação de Jane Lynch carregou a série nos ombros, cada cena com ela era a certeza de boas risadas. Todos os personagens tiveram seus bons momentos, Emma (Jayma Mays) roubou grande parte das cenas que participou. Kurt (Chris Colfer) e Quinn (Dianna Agron) deram um show nas cenas dramáticas e até Rachel (Lea Michele) roubou a cena em “Laryngitis”.

Apesar de todos os problemas, Glee conquistou muito mais que o suficiente para se firmar na televisão com apenas uma temporada. Por causa disso, já merece aplausos.

Glee retorna com os episódios da 2ª temporada dia 21 de Setembro, e o Série Comentada estará de olho!

3 comentários:

  1. bem não querendo construir uma imagem de viciado por glee mas somente um parênteses: me parece que no episódio "The Power of Madonna" Kurt a Mercedes estavam interessados em fazer um videoclipe e não envolvia custos da escola e isso serie possível já que o pai dela é dentista e o dele dono de uma oficina...mas, eu acho que uma série as vezes precisa ser um pouco irreal quando se trata de comédia porque são feitas para divertir e muitas vezes alguns tropeços são cometidos mas logo deixados de lado pelo sucesso que proporcionam assim como acontece em muuuuuuitos filmes e séries. Falar mal de Glee tornou-se algo cansativo porque a maioria dos críticos fazem uso de argumentos fracos e desinformados como em grande parte desse texto...

    ResponderExcluir
  2. Concordo claramente com os dois comentários acima.
    GLEE É MUUUUITO BOOM!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por compartilharem suas opiniões.

    Glee, apesar de eu acreditar ter tido alguns tropeços na 1ª temporada, melhorou muito na segunda temporada, como podem ver aqui: http://seriecomentada.blogspot.com/search/label/Glee

    ResponderExcluir