segunda-feira, 26 de março de 2012

As 10 melhores séries que já passaram pelo Série Comentada


Comemorando os três anos de criação deste blog querido por 11 entre 10 pessoas que veem série (AHAM, SENTA LÁ!), tem uma super lista com as 10 melhores séries da TV, mas para montá-la foram selecionadas apenas as que já tiveram algum post publicado no blog, seja um post ou vinte.


Lembrando que é uma lista, não um ranking, elas não estão em ordem de preferência. Além do nome da série, colocarei um comentário sobre o porque dela estar na lista e também sobre a minha experiência de escrever sobre ela aqui no blog.


Damages foi uma das primeiras séries a desembarcar aqui no blog e me introduziu a um novo modo de ver séries: as Séries com S maiúsculo. Até porque as que via antes de Damages eram Smallville e Heroes, ou seja, crianças se comparadas ao nível que a série protagonizada pela sensacional Glenn Close apresentava, amarrando suas pontas com maestria e naturalidade, coisa que não se vê muito por aí. Curioso mesmo é ler os primeiros posts da série aqui no blog, logo no comecinho dele eu era tão sério, cheio de metáforas e filosofando, enquanto hoje em dia pareço um comediante de stand up frustrado..


Community demorou para me cativar, lembro de ter visto o piloto logo quando a 1ª temporada começou e nem cheguei a terminar, alguns meses depois eu dei uma segunda chance e graças a Deus que eu resolvi dar essa rara segunda chance, pois o que eu vi ao longo desses anos foi uma série simples, singela e feita de fã pra fã, dá pra sentir quando os atores e a equipe gostam do que estão fazendo, e isso só acrescenta em pontos positivos, principalmente tratando-se de uma série de humor. Aqui no blog ela foi deixada de lado pelo reviewer pamonha que cuida do blog, ainda vale o acesso, mesmo assim ainda acho que deveria dar um jeito nesse cara que escreve aqui...


Quando vi a primeira temporada de True Blood (e parei nisso), logo achei que aquela porcaria apelativa era o tão falado “padrão HBO de qualidade”, mas então veio Game of Thrones e aí percebi o que era tal padrão: atuações que não deixam a desejar, ousadia e um cuidado incrível com a ambientação de Westeros, isso sem falar nos figurinos sensacionais (ainda babo naqueles casacos de pele). Vale lembrar que a série me apresentou aos livros, do qual estou terminando o terceiro (“A Tormenta de Espadas”) e que mal posso esperar para ver todo esse universo de papel tomar forma. Os posts sobre a série no blog são umas delicias de ler, gosto tanto de GoT que escrevia com uma paixão fervorosa, do tipo que espanta até o inverno que está chegando.


Sherlock é uma droga! Uma droga que causa dependência de tão boa que é. É isso que basicamente escrevi no único post sobre essa série que adapta aos tempos modernos o clássico de Sherlock Holmes. É por isso que Sherlock está nesta lista. Muitos já tentaram mas só Steven Moffucked conseguiu repaginar Sherlock sem desvirtuar, palmas e mais palmas!!


Conterrânea de Sherlock e talvez até a prima metida, DoctorWho existe a tanto tempo e foi só ano passado que descobri como ela é divertida e empolgante com simplicidade e inteligência, assim como Game of Thrones, eu visto a camisa de fã quando estou escrevendo sobre DW, tanto que me divertia a cada review. Vale lembrar que Doctor Who acabou de estrear aqui no Brasil pela TV Cultura, é ou não é do balacobaco?!


Glee é um problema pra mim, detesto em vários momentos mas não perco um episódio, mas porque colocar numa lista com melhores séries uma série que eu acho ruim? Pelo simples fato de que é divertidíssimo escrever sobre Glee, a série é diverte e o fato de ter virado um fenômeno abraçando causas culturais utilizando-se de um gênero que até antes era subestimado é digno de aplausos. Furos no roteiro toda série tem, episódio ruins nem se falem, talvez Glee tenha/tem mais episódios ruins do que bons, mas ainda assim a desgraça se mantém firme e forte!


Agora vem o momento depressivo da lista, já que adorava UnitedStates of Tara e foi triste ver ela ser cancelada, por fim tivemos um final satisfatório, melhor ainda é que agora você pode fazer aquela maratona que garanto que você não irá se arrepender.


The Big C aborda o câncer de uma forma cativante, inusitada e comovente, cada episódio é um turbilhão de emoções muitíssimo bem trabalhadas pelo roteiro e executadas por uma Laura Linney que inspira todos a sua volta. Tem pouca coisa sobre a série no blog, mas vale conferir, sempre.


Vamos fazer uma pausa, bem grande, mas muito grande mesmo para falar de Mad Men, pois tá sendo assim que estou vendo a série: numa lerdeza filha da mãe! Mas mesmo empacando na 2ª temporada faz dois meses (sorry..) devo dizer que Mad Men usa e abusa do que a época em que se desenrola a história tem a oferecer, também usa e abusa do talento de Jon Hamm, que é inquestionável.


Inquestionável também é a qualidade de The Good Wife, mesclando uma trama principal interessante com um caso da semana mais interessante ainda, juntando a atuação espetacular de uma espetacular Juliana Margulies e essa mistura faz com que TGW desponte como o melhor drama da atualidade.

É isso pessoal! Acham que faltou alguma série na lista? Lembrando que só valem as que tiveram posts no blog. E gostaria de agradecer a todos que visitam o Série Comentada, seja regularmente ou não, este blog é feito de fã para fã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário