terça-feira, 28 de junho de 2011

Falling Skies – 1x03: “Prisoner of War”


Hipocrisia, aliens, e muitos, mas muitos humanos.



Já comentei que Falling Skies não é apenas sobre uma invasão alienígena, mas sim sobre os seres humanos tentando ser humanos frente a esta invasão alienígena. E por ser algo com o selo de Steven Spielberg, vemos na série a humanidade explorada em Guerra dos Mundos tomarem proporções maiores.

No episódio, Tom parte em busca de Ben, seu filho que foi capturado e passou a ser controlado pelos alienígenas, sendo que ele será utilizado como cobaia para um procedimento que retiraria o hospedeiro alienígena do corpo das crianças, tal procedimento conduzido por um cirurgião que no inicio da invasão estava com a mulher de Tom no momento em que ela foi morta. Enquanto isso, os civis da resistência tem a oportunidade de receberem uma refeição digna através das nem um pouco confiáveis mãos de Jon Pope (Colin Cunninghan).

Obviamente a tentativa de resgate de Ben não foi bem sucedida, causando até o desaparecimento de Hal e sua namorada, Karen (Jessy Schram), mas isso não é o mais importante do plot. O importante é que Tom acabou abandonando Hal no meio de toda aquela confusão e, mais tarde, quando se reencontram, Tom pede desculpas por tê-lo deixado para trás. Mas, quando o doutor (não lembro o nome dele) pede desculpas a Tom por ele ter deixado a esposa dele na mão dos alienígenas, Tom simplesmente dá um soco na cara do doutor, ou seja, faz o que eu digo, mas não faz o que eu faço.

Tom aparentar até certo ponto hipócrita mostra mais ainda que Falling Skies quer focar nos seres humanos, sim, eu já falei isso antes, mas ainda estamos no começo da série, temos de nos situar e compreender qual é a intenção de Falling Skies. Podemos até compará-la com Battlestar Galactica, já que ambas mostram personagens que tentam manter a ordem em meio ao caos.

Justo por mostrar esse lado mais humano e leve, Falling Skies divide opiniões, tem aqueles que gostaram e tem aqueles que detestaram. Eu estou no grupo dos que gostaram, visto que este terceiro episódio conseguiu se melhor que os dois primeiros, mostrando mais ainda a competência da série em mostrar boas atuações, bom efeitos e de quebra ainda trazer um belo cliffhanger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário