sábado, 10 de setembro de 2011

Doctor Who - 4ª temporada



Mais uma temporada cheinha de elogios.


Com o fim da 3ª temporada, dizemos “Adeus!” à controversa Martha Jones e, após um especial de Natal com ninguém menos que Kylie Minogue se enroscando com o Doutor, logo dizemos “Olá!” para Donna Noble (Catherine Tate) como a nova companheira de aventuras do Doutor e se preparem, por que essa mulher é tão maluca como o último dos Timelords!

Donna é recalcada, brava, escandalosa, debochada, rabugenta e não tem como não amá-la, Catherine Tate compôs uma personagem tão cativante que consegue caminhar entre a comédia pastelão (“Partners in Crime”) e o drama (“Planet of the Ood”) com uma facilidade incrível que só contribui para o roteiro que continua bem amarrado mesmo tendo todos os motivos do mundo para ser um fracasso. E obviamente, Donna não seria incrível do jeito que é sem o Doutor, pois eles têm uma química espetacular! Sim, eu falei isso da interação entre o Doutor e a Rose na segunda temporada. Mas a verdade é que David Tennant é tão incrível como Doutor que conseguiria criar uma boa interação até com uma pedra!

OK, eu admito, dentre todas as companions do Doutor até este exato momento, Donna foi a melhor, sem desmerecer as outras, claro. Até porque esta quarta temporada de Doctor Who não foi feita só de Donna Noble, já que outro personagem também despontou na temporada: Wilfred (Bernard Cribbins), avô de Donna que construiu ao longo da temporada uma ótima relação com o Doutor que surpreende por ter funcionado tão bem quanto os outros personagens.

Outra coisa que funcionou foi já começarem a dar dicas do que teremos nas próximas temporadas, com a rápida introdução da River Song (Alex Kingston), personagem que irá marcar presença nas próximas temporadas.

Também não posso deixar de destacar “The Stolen Earth” e “Jorney’s End”, pois temos uma grande reunião de pessoas que já passaram por Doctor Who, como Rose, seu ex-namorado Mickey (Noel Clarke) e sua mãe Jackie (Camille Coduri). A já citada Martha Jones e as estrelas do spin-off The Sarah Jane Adventures: a ex-companion Sara Jane (Elisabeth Sladen), seu filho Luke (Tommy Smith) e o cão-robô K-9. Isso sem falar da participação do Capitão Jack Harkness (John Barrowman) e seus companheiros de Torchwood, Gwen (Eve Myles) e Ianto (Gareth David-Lloyd) e também da ex-primeira ministra Harriet Jones (Penelope Wilton). Ufa! Todas essas pessoas em dois episódios incríveis e que são um deleite para todo fã antigo e atual de Doctor Who.

É por isso que Doctor Who é boa: consegue criar um universo coerente em meio à histórias que poucos conseguiriam desenvolver com tamanha segurança. Sim, já falei isso nas outras reviews, mas não canso de repetir isso, pois é a mais pura verdade.

É uma pena que essa tenha sido a ultima temporada com David Tennant, pois ele é espetacular, trouxe um drama para o Doutor que emociona a todos com sua personalidade que esconde amargura e arrependimento com piadas e trejeitos divertidos. Tennant é a definição exata do que é o Doutor: alguém que ajuda as pessoas pelo simples fato que ele tem um grande potencial e “podia fazer muito mais” e no fim sempre termina com pessoas que ama feridas ou mortas (Donna, o Mestre, Cpt. Adelaide, Astrid e muitas outras). A explosão de raiva do Doutor no fim de “The End of Time” é simplesmente linda de se ver, em que caem as piadinhas e os trejeitos divertidos e vemos o quão amargurado ele pode ser, David Tennant mostra como ele é talentoso e nos entrega um fim digno para este Doutor, sim Tennant “podia fazer muito mais” como Doutor, mas só o que ele fez em todos os 48 episódios valeu a pena, e muito!

E que venha a 5ª temporada, desta vez com Matt Smith, o 11th Doctor!

Um comentário:

  1. Mas que saudade desse magricela de voz fina (apesar de eu estar adorando o Matt Smith). Estou revendo desde a season 1 e estou prestes a ver a regeneração do 9º pro 10º.
    Eu tmb AMO a química entre Tennant e Cate. E eles são tão bons juntos que até estrelam uma peça de Shakespeare (Much Ado About Nothing).
    Daria tudo para assisti-los juntos mais uma vez *_*

    ResponderExcluir